Há 2000 anos antes de Cristo, movimentos do corpo considerado como a “Dança” se utilizava como uma espécie de homenagem, adoração aos deuses. Os ritmos, gestos, passos assim como tipo de vestimentas ao longo do tempo foram tomando novas formas. A dança também é considerada como forma de expressão que desde os primórdios já se tinha a compreensão de sua eficácia e como utilizar o corpo de forma instrumental.
A dança estar presente entre povos, raças e nações. Se caracteriza em uma amplitude de ritmos, objetivos, crenças e valores. Nela é embutido uma espécie de vestimenta assim como para algumas culturas, a simbologia de pintura e outros elementos que caracterizam a dança. Existe uma amplitude de dança, são movimentos para todos os gostos do mais lento ao mais agitado. Um dos ritmos mais utilizados é a aeróbica, eficaz no combate a flacidez.
10 Tipos de danças que promovem emagrecimento
Aeróbica: Melhora o condicionamento físico por tratar com todo corpo, além de promover uma perda de peso significativa.
Africana: Ideal para trabalhar a respiração, promove alongamento, usa e abusa dos ombros, braços, joelhos, pernas, quadris, glúteos.
Ballet: uma dança qualificada para promover a resistência do corpo e de massa muscular, trabalha o abdômen e costas enquanto os braços e pernas geram movimento. Normalmente no Brasil crianças se encantam por esta modalidade.
Bhangra: Esta dança indiana tem significado na comunidade celebração a colheitas, trabalha principalmente os ombros, joelhos e pernas.
Burlesca: Uma dança teatral com designer sensual, cujo o nome significa exagero. Utilizada como forma de strip-tease, este tipo de dança contribui para perda de peso, pois seus gestos articulam bem os membros inferiores e superiores assim como quadril e pernas, o uso de salto levemente alto contribui no fortalecimento dos musculo das pernas.
Hip hop: Utiliza-se muito os joelhos, dando movimentos aos quadris ombro e pescoço, estimula também ao equilíbrio do corpo.
Salão: Adotada geralmente por casais de uma faixa etária de 50 anos acima. Trabalha a postura do corpo, equilíbrio e coordenação. Os membros superiores, inferiores e quadris também são trabalhados.
Salsa: Pernas e glúteos são carro chefe da salsa, promove equilíbrio e postura.
Ventre: Partes do corpo mais atenuada são os quadris, abdômen, peito, ombro, costas e braços, sugerida para redução de dor lombar. Nesta modalidade você pode utilizar uma música seduzente utilizando um acessório leve como um lenço, roupa leves e iniciar movimentos dos membros acima citados.
Zumba: Como todos os outros tipos de dança, a zumba também promove a queima de calorias. Com uma sequência de passos trabalha pernas e glúteos.
Efeitos da dança
Toda e qualquer atividade física em excesso ou com cautela oferece risco e prejudica a saúde do corpo, na dança não é diferente. Se tratando de movimentos e as vezes uma pressão sobre o corpo torna-se necessário um cuidado, uma atenção na hora de exercitar através da dança. Pés, joelhos e tornozelos geralmente são umas das partes mais afetadas quando o uso da dança é praticado desordenadamente, e até mesmo sem uso de sapatos coerente aos passos e ritmos da dança.
Sendo assim, orientação é indispensável para uma prática esportiva, dinâmica e divertida que resulta em um bom condicionamento do corpo, dando preferência aos tênis confortáveis e adequado aos pés, meias leves e roupas que proporcionem leveza ao corpo para fazer movimentos sem incômodos.
Através da dança adquirimos benefícios para o corpo e a mente. Por isso se faz necessário acrescentar a dança diariamente assim como uma boa alimentação podendo qualificar hábitos saudáveis, considerando um hábito recomendado para todo público sem restrições de faixa etária. Na dança pode ser trabalhado o movimento do corpo e da mente ocasionando a sensação de prazer e bem estar. O habito de dançar ou se exercitar através da dança, intensifica o bom funcionamento do sistema cardiovascular, fortalece a musculatura, auxilia na postura do corpo, combate o processo depressivo e reduz o nível de stress. Através da dança é possível trabalhar a elasticidade da pele, combate a depressão e a hipertensão, auxilia no combate a prisão de ventre.
Na dança o corpo estar em constante movimento. Todo corpo é trabalhado, e isso exige muito esforço e um alto nível de liberação de energia. Como outro ponto de vantagens da dança diária é o desenvolvimento ativo da coordenação motora. O abdômen, pernas, braços e os glúteos são partes do corpo que mais se enquadra nesta desenvoltura.
Ressaltamos que todo exercício ou esforço físico estar condicionado a um processo de alimentação balanceada para que durante os movimentos programados do corpo, o mesmo possa suportar e responder aos estímulos com rapidez e saúde.
Então…posso emagrecer dançando?
Para você que busca emagrecimento de forma leve e descontraída fica ligada(o) no VIDA EM FASE. Aqui vamos contribuir para seu bem-estar físico e mental. Vamos lá!
Sim, você pode emagrecer dançando, e ainda é possível manter a pele mais bonita, pois dançando diariamente proporcionará perda de aproximadamente 400 calorias a cada hora, e isto também varia da intensidade e velocidade dos movimentos. Calcula-se de 3 a 5 queima de calorias por minutos, sempre observando a velocidade dos movimentos da dança.
Na prática contínua da dança podemos combater a retenção de líquido. Assim como caminhada e outros exercícios físicos, a dança tem o poder de contribuir na perda de peso; aqueles quilinhos a mais depois daquela pizza ou lasanha do final de semana. Por combater a retenção de líquido, a dança estimula a perda de peso, contribui também no bom funcionamento dos vasos linfático, ou seja, estimula o organismo a funcionar melhor e mais rápido. Considerando a dança como uma grande aliada para o processo de emagrecimento é imprescindível novos hábitos alimentares.
Alguns quesitos importantes
- Até que idade é recomendável a dança?
Não há uma idade especifica para iniciar ou parar de dançar. O que é considerável é observar quais tipos de dança é adequada para cada faixa etária. Por exemplo, desde que se é um bebezinho, observe que já se responde aos estímulos sonoros. Partindo deste pressuposto compreende-se que desde cedo o indivíduo se sente apto aos movimentos para permitir que a dança faça de seu corpo um instrumento.
Então use e abuse da dança, observando sua aptidão para os ritmos e em conformidade com o que seu corpo suporta ou por observação médica também é o ideal.
- Alimentos a serem ingeridos antes e depois da dança
Inicialmente, é evitar alimentos industrializados, compostos de muita gordura saturada, refrigerantes, massas e pães, são uns dos inimigos da saúde e de quem busca por emagrecimento de forma leve e saudável. É importante observar e escolher quais alimentos ingerir antes e depois da dança, observar que vai gastar energia e precisara repor energia, assim pode se dar preferência para ingestão antes da dança ou qualquer outra atividade física alimentos como: banana, torradas integrais, batata doce, aveia e tapioca, por que são fonte de carboidrato que é responsável por manter a energia do corpo. Buscar por proteínas (atum, peito de peito de frango) sempre bom, pois promove uma resistência muscular. São recomendados também adição das frutas, antes ou depois da dança, um sanduiche de cenoura com atum e pão integral, chá de sua preferência, mel, salada de fruta, castanhas do Pará, nozes.
Recomenda-se a ingestão de alimentos adequados antes do período de 30 minutos para iniciar a atividade física por meio da dança para que o organismo absorva o máximo dos nutrientes liberados pelo os alimentos, e haja uma digestão afim de evitar desconforto estomacal. Importante evitar o uso da dança ou qualquer outra atividade física em jejum ou com o estomago muito cheio. Sobre o uso de energético uma atenção para não exagerar. Dê atenção a hidratação com água o máximo que puder, inclusive durante o processo da dança. Então o que estar esperando? Corre lá e desfrute de seu corpo em constante movimento.
- O que ocorre com nosso organismo internamente quando dançamos?
Os estímulos da dança liberam a endorfina e a serotonina que são os neurotransmissores que nos causa a sensação de alegria e prazer ao dançar. Promove a sensação de bem estar ativa a auto estima. Para além disto gera fortalecimento nos ossos, queima de calorias, fortalece o sistema respiratório, cardiovascular e coordenação motora.
- Orientação medica para dançar
Especialistas da área de saúde (médicos clínicos e reumatologistas) fazem indicações para uso de atividades físicas, inclusive a dança como um dos fatores contribuitivos para controle e cura de algumas doenças pela combinação de atividades realizadas no corpo, como alongamento, o trabalhar das articulações e a ausência do sedentarismo. Não apenas a queima de gordura ruim, mas aumenta a possibilidade de redução do colesterol ruim. Estimula a memória, promove uma melhor socialização; os tendões ganham benefício de auxilio no processo de desinflamação, e dançar a arte de dançar é forte aliada na luta contra depressão.
Doutor “DRAUZIO VARELLA” comenta no # 34, de como é fundamental o uso da atividade física, a saída do sedentarismo, correr, caminhar, ou seja, constante movimento, o que faz muito bem ao corpo, a mente e ao espirito. A medicina aprova uma atividade programada, e observada, inclusive a dança que promove, contudo, o circuito do prazer, que reduz a ansiedade.
Então…vamos dançar?