No cenário mundial atual, a dieta Lowcarb tem ganhado muita popularidade por apresentar uma perda de peso rápida, em razão da restrição da ingestão de carboidratos em prol do aumento da ingestão de proteína ou gordura, ou ambos. Apesar de ser capaz de induzir perda de peso a curto prazo, existem alguns dados conflituosos e incompletos sobre os resultados no que diz respeito a saúde do paciente e seus efeitos ao longo dos anos. Há uma necessidade de mais informações para ajudar e orientar a população a respeito dos benefícios ou malefícios de uma dieta. Assim, é importante apurar a associação da ingestão de carboidratos com mortalidade e tempo de vida residual, bem como os efeitos potenciais de fontes de gordura e proteína, inseridas em dietas baseadas em vegetais e animais. Visto que, não há nenhuma recomendação direta para dietas com baixa ingestão de carboidratos, é importante chamar a atenção que a dieta balanceada convencional parece continuar sendo a forma mais segura de tratamento dietético, enquanto mais estudos com maiores tempos de duração não forem realizados para demonstrar efeitos da dieta lowcarb a longo prazo.
A Dieta
É recomendado a redução da ingestão de carboidratos e aumento da proporção de proteínas e gorduras. Ingestão inferior de 200g de carboidrato por dia, usualmente entre 50 e 150g por dia ou abaixo de 40% da energia do carboidrato.
A proteína promoveria elevação do gasto energético, preservando a massa magra e aumentando a saciedade. Esta composição de dieta promoveria menor estimulo à secreção de insulina com objetivo de diminuir a secreção de insulina, aumentando a oxidação de gorduras; fazendo com que a gordura sirva como fonte energética, mantendo a massa magra corporal.
As dietas que possuem poucos carboidratos são dietas que possibilitam a substituição destes por uma maior porcentagem energética de gordura e proteína. Estas dietas restritivas em carboidratos são estratégicas e se destacam como as mais populares hoje em dia. O necessário é que haja a redução no consumo deste macronutriente, ou seja, é importante que o carboidrato seja o menos predominante da dieta, culminando assim na perda de peso.
Benefícios da Dieta
A dieta Lowcarb vem ganhando força pelo seu efeito na perda de peso corporal, também por serem eficazmente aconselhadas para doenças como Epilepsia, Diabetes e Ovário policístico, além de melhoria de alguns parâmetros de risco cardiovascular.
Malefícios da dieta
Dietas com restrição de carboidratos podem prejudicar a capacidade do indivíduo de praticar atividade física, por reduzir os estoques de glicose muscular e aumentar a fadiga durante o exercício.
Relacionada aos efeitos adversos decorrentes deste modelo de dieta, tem sido mencionada alguma disposição para o aparecimento de alguns sintomas como dores de cabeça, diarreias, estados de fraqueza e câimbras musculares. Pessoas que adotam essa dieta e que fazem uso de medicação devem ter supervisão clínica para que sejam evitadas ocorrências de hipoglicemia, hipotensão e outras complicações.
Principais alimentos utilizados na dieta Lowcarb
É comum no consumo de alimentos na dieta low carb , o uso de ovos, carne de vaca, cordeiro, frango, carne de porco, bacon, peixes e frutos do mar, salmão, truta, sardinha, crustáceos, brócolis, tomates, couve de Bruxelas, couve – flor, couve, berinjela, pepino, pimentões, aspargo, abacate, azeitona, morango, damascos, limão, kiwi, laranja, framboesa, Nozes, amêndoas, azeite extra virgem, óleo de coco, água, café, chá, ervas, especiarias e condimentos são os principais alimentos utilizados na dieta Low Carb (PIMENTEL , 2017).
Neste programa alimentar, são utilizados alimentos ricos em gorduras como ovos, queijos, carnes, manteiga, azeite, óleo de coco, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, macadâmia), leite de coco, coco, abacate, farinha de castanha (PHINNEY, 2004).
Conclusão
A dieta Low Carb mostrou-se eficaz na redução do peso corporal, no aumento dos níveis de HDL, redução dos Triglicerídeos (TG) e no controle glicêmico, porém, diante dos dados analisados por meio de vários estudos, pode-se afirmar que a dieta influencia no aumento do LDL colesterol. Infelizmente devido a falta de maiores informações não é possível determinar os efeitos da dieta a longo prazo. Por este motivo, não pode-se afirmar com certeza se é possível por causa da dieta desenvolver um alto índice de mortalidade ou morbidade por um prazo maior.
Devido tantas incertezas a respeito desta dieta, não é possível determinar com certeza os seus efeitos a longo prazo, assim surgem vários questionamentos sobre sua eficácia. Por isso, algumas pessoas se perguntam,
Bebida alcoólica pode?
O consumo de cerveja light e vinho são pobres em carboidrato, enquanto formas puras de bebidas como rum, uísque, gim e vodca, estão livres do nutriente. No entanto, a ingestão excessiva de álcool pode retardar a queima de gordura e causar ganho de peso, ou seja, a dieta pode não apresentar o efeito desejado.
O que não é permitido?
Por ser uma dieta restritiva, alguns alimentos são proibidos como pães e massas com glúten, gordura trans, comidas processadas e industrializadas, além de refrigerantes, bolachas, bolos, sorvetes e doces e qualquer tipo de comida e bebida ricas em açúcar refinado.
Low carb é o mesmo que zero carboidratos?
Não. Apesar de possuir um plano alimentar, ele não retira completamente os carboidratos do cardápio, o que deve ser eliminado são os carboidratos simples, refinados e industrializados., porém aqueles do grupo dos complexos – que possuem baixo índice glicêmicos e são digeridos de maneira mais lenta pelo corpo devem ser mantidos.
Dieta low carb emagrece mesmo?
Se o objetivo é eliminar gordura, esta, é uma das dietas mais promissoras. Isso porque a redução do consumo de carboidratos faz com que o corpo tenha que utilizar a gordura como fonte de energia, processo que não só reduz o tecido adiposo como também diminui o apetite.
Essa combinação faz mesmo com que haja uma perda de peso rápida, assim a low carb costuma ser indicada para que os resultados rápidos atuem como motivadores para o emagrecimento definitivo. O que leva, muitas pessoas a transformando esse modo alimentar em estilo de vida.
A dieta low carb é indicada para diabéticos?
É mais do que indicada, é quase um tratamento para diabéticos. Pessoas acometidas pela diabetes, não metabolizam bem o carboidrato. Portanto, uma dieta que controle e diminua os níveis de carboidratos consumidos, fornecendo energia através de outros nutrientes (como boas gorduras por exemplo), faz parte de um tratamento adequado para essas pessoas!